1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Informativo CEA

Água, uma questão bioética

(O dia 22 de maio é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas – ONU, como Dia Mundial da Biodiversidade, para celebrar e chamar a atenção do mundo para a importância da diversidade biológica.  E como sem água não há biodiversidade, trazemos o necessário relato da participação anglicana do Fórum Mundial das Águas 2018).
         "Água que nasce na fonte serena do mundo
          E que abre um profundo grotão
          Água que faz inocente riacho
          E desagua na corrente do ribeirão ...”    (Guilherme Arantes)

1 Carmen Regina Dom Naudal Kamui Dan WapichanaO Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) 2018, reuniu milhares de pessoas representantes de organizações e lideranças de projetos, que estão acontecendo no mundo inteiro. Foi um espaço de reflexões e decisões urgentes que precisam acontecer em cada lugar onde existe grupo de pessoas, seja na família, na escola, na igreja, na vizinhança, no bairro, nas instituições, nas cidades, nas universidades, nos países, nos continentes, no mundo. Água, direito não mercadoria, este é o foco das ações a partir deste importante evento.

2 Dom Naudal e Salette Aquino

Origem do Dia Internacional Contra a Homofobia

17 05 2018

Hoje, 17 de maio, é o Dia Internacional Contra a Homofobia, em homenagem a data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990.
No Brasil, esta data está incluída no calendário oficial do país desde 2010.

Reconhecemos a diversidade como um dom da Ruah!

Saudamos nossas e irmãs e nossos irmãos LGBT de nossa IEAB, em irmandade e em oração pela aproximação do Encontro Nacional!

ENCONTRO LGBT

Fontes: Calendarr Brasil, IEAB

33 Anos de Ordenação Feminina na IEAB: Fatos marcantes nessa história

33 anos de um acúmulo de experiências de testemunhos de fé e vida de mulheres chamadas pela Ruah para servir à Igreja de Cristo a partir do ministério ordenado, e cuidar de algumas porções de povo na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB). Há muito o que celebrar, contar, cantar, agradecer, registrar, relatar, para que esses testemunhos sirvam de inspiração para que outras mulheres estejam atentas ao sopro de Ruah (conhecida popularmente como Deus), para que experiências de gotas de céu possam ser vividas a partir do ministério ordenado de mulheres no Brasil.

Parte significativa e fundamental dessa história está sendo registrada, a várias mãos, a partir das biografias das mulheres ordenadas de nossa IEAB. Iniciativa do Centro de Estudos Anglicanos (CEA), com o apoio da Junta Nacional de Educação Teológica (JUNET). O Livro ficará pronto ainda em 2018.

Alguns fatos se destacam nessa história e aqui destacamos pelo menos quatro que merecem especial atenção:

1. Em 1973, por ocasião do 24o. Concílio da Diocese Sul Ocidental, de 4 a 7 de janeiro, em Santana do Livramento/Rio Grande do Sul, a irmã Maria Elvira Zimmermann Noble fez o primeiro discurso apologético em defesa da ordenação feminina na então Igreja Episcopal do Brasil. Salve, Sra. Maria Noble, por ser testemunho vivo da luta pela conquista do direito ao reconhecimento do chamado das mulheres à ordenação!

2. Doze anos depois, em 1984, a IEAB aprova em assembleia sinodal, o pleito da ordenação de mulheres.

1 Ordenacao Carmen Etel web3. Em 05 de maio de 1985, a IEAB realiza a primeira ordenação feminina ao diaconato, sendo ordenada Carmen Etel Alves Gomes, percursora dessa caminhada que foi seguida por dezenas de outras mulheres até a presente data. Um sopro do Sul do Brasil para toda a IEAB. Salve, Carmen Etel, por aplainar o caminho a partir do diaconato!

4. 33 anos depois da primeira ordenação feminina, 138 anos após a institucionalização da IEAB, vem do Norte do Brasil um sopro de renovação: a Diocese Anglicana da Amazônia elege, pela primeira vez na América Latina, a primeira mulher ao episcopado. No dia 21 de abril de 2018, foi realizada, em Belém/Pará, a Celebração de Ordenação e Sagração Episcopal da até então Revda. Cônega Marinez Rosa dos Santos Bassotto. Salve, Marinez Bassotto, por assumir o diaconato também no episcopado!2 Clerigas e Dona Maria Noble web
3Bispas Marinez Linda e Griselda webQue a Ruah Divina seja louvada e que muitos outros fatos sejam possíveis na história da ordenação feminina na IEAB!

Início das Disciplinas de Teologia I e Bíblia II

230418

Bom dia Irmãos e Irmãs...

Como é bom tê-los de volta em nosso curso! Preparado(a) para iniciar esta nova disciplina? Acredito que sim. Então solicito que acessem sua sala virtual e confiram o material de apoio e as atividades da unidade 1 a serem realizadas até o dia 07 de maio.

Qualquer dúvida entre em contato conosco e Bons Estudos!

Feliz Aniversário Revda. Lilian Conceição da Silva

niver Revda Lilian

Todo dia é uma nova oportunidade que a vida oferece a quem nela crê.

Parabéns!
Feliz Aniversário!
Cheiros!

Revda. Lilian Conceição da Silva.

21 de Março - Thomas Cranmer

Thomas Cranmer

No dia 21 de março as Igrejas Anglicanas do mundo celebram a memória de Thomas Cranmer, Arcebispo de Cantuária, teólogo e mártir inglês, que conduziu a Reforma da Igreja da Inglaterra nos seus primeiros anos. Após a morte do Rei Eduardo VI (então herdeiro e único filho de Henrique VIII) foi condenado à fogueira pela rainha Maria I (primeira filha de Henrique VIII, conhecida como Maria, a Sangrenta). Sem dúvida, o maior legado de Cranmer foi o Livro de Oração Comum (Book of Common Prayer), o manual de liturgia e adoração pessoal do Anglicanismo.

Diferente do que aconteceu na Reforma Luterana e a Reforma Calvinista, a Reforma na Inglaterra não foi doutrinária, mas essencialmente litúrgica. Dentre as mudanças que o Livro de Oração Comum trouxe para a Igreja Anglicana e o Cristianismo pós-Reforma estão a adoção de uma liturgia na língua local (que na época influenciou a criação de um novo estilo literário e unificação da língua inglesa no Reino), a maior participação do povo nas celebrações e na vida da Igreja (e a celebração comunitária dos sacramentos), e o equilíbrio entre as Escrituras e o Sacramento (a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística que a maioria das Igrejas Cristãs celebra até hoje).

A característica principal do LOC não está em sua língua original, mas em sua estrutura, de modo que, em qualquer lugar do mundo, é possível participar dos ofícios litúrgicos, mesmo sem falar a língua local. Isso é uma das características que marcam a identidade anglicana, ao mesmo tempo em que nos distingue de outras Igrejas Cristãs, criando não apenas uma Comunhão entre os anglicanos espalhados pelo mundo, mas um ponto de unidade em meio à diversidade existente no Anglicanismo.

Texto: Rafael Vilaça Epifani Costa,
Leigo da Diocese Anglicana do Recife
Doutorando e Mestre em Ciências da Religião e
Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
Graduando em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

ORDENAÇÃO FEMININA: a vida ampliando a enxergância da Igreja

FLORENCE LIM

Irmãs e irmãos: saudações quaresmais!

A primeira província da Comunhão Anglicana a ordenar mulheres às sagradas ordens foi a Diocese Hong Kong, na China, quando da II Guerra Mundial, pela urgente necessidade de atendimento à comunidade chinesa em Macao. A proibição da entrada de presbíteros nos territórios ocupados os impossibilitava de chegar a essa comunidade.

Em 1944, pela primeira vez, uma mulher foi ordenada ao diaconato e ao presbiterado na Diocese Hong Kong. Seu nome: Florence Lee Tim Oi.  A vida cotidiana oportunizou a Igreja ampliar sua capacidade de enxergar o chamado de Deus, sem discriminação de gênero.

Novidades CEA

A Igreja - Uma Visão Ecumênica…

AMAZÔNIA e o ANGLICANISMO…

AMAZÔNIA e o ANGLICANISMO

stron;  Nacional de Educação Teol…

Leia mais > AMAZÔNIA e o...

Uma Nova Publicação do CEA - SET/2015…

Uma Nova Publicação do CEA - SET/2015

UMA NOVA PUBLICAÇÃO DO CEA - MISSÃO QUE

Read More...

Livro: A Igreja Militante…

Livro: A Igreja Militante

A Igreja MilitanteN. Duval da Silva 2…

Read More...

Livro: As Santas Escrituras…

Livro: As Santas Escrituras

As Santas EscriturasRoberto C. Dentan…

Read More...

Destaque CEA

IEAB…

IEAB

Conheça o site da IEAB - Igreja Epis…

Leia Mais > IEAB…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014

A seguir publicamos o Calendário de Asse

Leia Mais > Calendário...

Comunhão Anglicana…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB

[+] Acesse aqui as Mudanças Canônicas...…

Leia Mais > Alterações...

Curso em EAD…

Curso em EAD

    Conheça nos Cursos de Formação…

Leia Mais >Curso em...

Últimos Comentários

  • Novo site, novos tempos
    João Maciel João Maciel
    Olá Equipe do CEA, gostaria de parabenizar a todos que estão nesta missão de partilha do conhecimento ...

    Leia mais ...

     
  • Deixe seu Comentário
    Alessandra Alessandra
    Paz e amor elisandrotc@gmail.com

    Leia mais ...

     
  • História do CEA
    manicure manicure
    Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday. It will always ...

    Leia mais ...

© 2013-2017 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e Hospedagem de Sites

Salvar

Salvar