1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Informativo CEA

A IEAB no Encontro de Oficiais Ecumênicos do CMI, da América Latina e do Caribe

210918 00A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil enviou-me como membro da Comissão Nacional de Relações Ecumênicas para o Encontro de Oficiais Ecumênicos do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) da América Latina e Caribe (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Curaçao, El Salvador, Jamaica, Nicaragua, Peru, Trinidad e Tobago e Uruguai).

De 18 a 20 de outubro, em Buenos Aires/Argentina, estive representando nossa Igreja com outras 21 pessoas, clérigas e leigas evangélicas e evangélicos de Igrejas: Batistas, Luteranas, Metodistas, Presbiterianas, Discípulos de Cristo, Cristã Bíblica, Pentecostal, Valdence, Moraviana e Episcopal Anglicana. Do Brasil, éramos quatro pessoas, sendo eu a única episcopal anglicana presente, numa plenária que assegurou equidade de gênero na composição.

Foram dias de intensa agenda, com a partilha de experiências do que tem acontecido em nossas igrejas, com a exposição sobre o que é o CMI e de como funciona, com enfoque na Peregrinação por Justiça e Paz na América Latina e no Caribe; com uma síntese, em vídeo, do que foram as dez assembleias realizadas a cada sete anos, durante o período de 1948 a 2013 (a 8ª assembleia foi realizada em Porto Alegre/RS); e a estratégia de comunicação do CMI, que está sob a responsabilidade do luterano Dr. Marcelo Schneider (recomendo acessar o link: www.oikoumene.org/pt/news/ecumenical-officers-from-latin-america-and-the-caribbean-gather-in-argentina, para ver a notícia escrita por Schneider).

Pontos altos do Encontro:

  • Oportunizou uma visão panorâmica do que tem sido realizado pelas igrejas que colaboram para a peregrinação do CMI por justiça e paz, com destaque nas experiências da Igreja Presbiteriana de Colômbia, Fundación Hora de Obrar (Argentina), Igreja Presbiteriana de Trinidad e Tobago;
  • Apresentou um relato sobre o Programa de Acompanhamento Ecumênico do CMI na Palestina e Israel;
  • Reuniu pessoas comprometidas com: a promoção de ações de enfrentamento à violência contra meninas; contra o feminicídio; contra o racismo e a xenofobia; e com a luta pelo acesso à água, pelo direito à terra e o combate à fome;
  • Promoveu uma articulação regional de lideranças comprometidas com o ecumenismo a partir de suas bases.

Participar do Encontro foi uma oportunidade ímpar de aprendizado e de fortalecimento. Tornar-me uma oficial ecumênica é um privilégio e uma responsabilidade que assumo como responsabilidade evangélica de serviço/poder que transforma vidas.

Revda. Dra. Lilian Conceição da Silva

Foto: Marcelo Schneider/WCC

Edital de Bolsas Junet 2018

edital Junet 2018

A Junta Nacional de Estudos Teológicos (JUNET), da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, informa a abertura do Edital 2018 para recebimento de propostas de projetos para o pleito de bolsas de estudos.

Prazo final: 30 de outubro de 2018.

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO 2018

O Edital, os critérios e o formulário estão disponíveis abaixo:

# Edital 2018;

# Critérios 2018;

# Formulário 2018.

Comissão Nacional de Incidência Pública, Direitos Humanos e Combate ao Racismo

070918 v2

Nesse 7 de setembro, a Comissão Nacional de Incidência Pública, Direitos Humanos e Combate ao Racismo, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB); em atenção à solicitação da Câmara Episcopal, elaborou e compartilha esse subsídio para estudo e reflexão de nossas comunidades, com intuito de afirmar nossa responsabilidade cristã no exercício da cidadania, em tempos de eleições.

Animamos toda a IEAB a fazer bom uso desse material. Que sejamos canais de Ruah na promoção de justiça social em nosso Brasil.

Clique aqui para baixar "Agentes de Construção Democrática a partir dos Princípios do Evangelho"

Igreja a Gente Vive com Paixão: Presença do CEA em Ariquemes/RO.

Sob inspiração da linda letra da música “Em Missão”, de nosso irmão Xico Esvael, a equipe de Coordenação do Centro de Estudos Anglicanos esteve em atuação conjunta no Distrito Missionário.

FOTO 1 Revda. Lúcia Dal Pont Revda. Carmen Etel e Revda edited FOTO 2 Revdas. Lúcia e Carmen na caminhada até à Missão São Pedro e São Paulo FOTO 3 Revda. Lilian na caminhada à Missão na Linha 50

De 23 a 27 de agosto, a Equipe do CEA realizou visita e assessoria teológica no Distrito Missionário, com a realização de: 1. Oficina litúrgica sobre a “Função de Presbítera”; 2. “Retiro Espiritual” para a Revda. Maytee de la Torre, primeira ordinanda na Primazia do Bispo Naudal Alves Gomes; 3. Visita à Missão São Pedro e São Paulo Apóstolos, na Linha 50, zona rural de Ariquemes/RO, com participação na celebração eucarística de confirmação de quatro jovens da Paróquia da Santíssima Trindade, Ariquemes; 4. Oficina sobre “Espiritualidade” para a Equipe de Trabalho da Casa Abrigo Noeli dos Santos.

FOTO 4 Oficina Litúrgica FOTO 5 Preparação da ambiência do retiro
FOTO 6 confirmação na Missão S.Pedro e S.Paulo Linha 50 FOTO 7 Oficina Espiritualidade Cassa Noeli dos Santos

Estive em Ariquemes pela primeira vez há 14 anos, e foi muito emocionante retornar e reencontrar irmãs e irmãos em Ariquemes.

A celebração de ordenação presbiteral da Revda. Maytee contou com a presença de cinco clérigas, representantes das três áreas da IEAB: área I: Revda. Carmen Etel (coordenadora acadêmica e curricular do CEA); Revda. Dilce Paiva (membro da Comissão Nacional de Diaconia – CND); Reva. Magda Guedes (Secretária Geral da IEAB e responsável pelo Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento - SADD); área II: Revda. Lúcia Dal Pont (coordenadora geral do CEA); área III: Revda. Lilian Conceição da Silva (coordenadora de comunicação e publicações do CEA).

Nova Coordenação Geral do CEA

Boas vindas à nova coordenadora geral do Centro de Estudos Anglicanos, Revda. Lúcia Dal Pont Sirtoli, presbítera da Diocese Anglicana do Paraná!

Revda Lucia Dal Pont Sirtoli 01

A Revda. Lúcia, natural de Sombrio/SC, 15 anos de ordenação em dezembro próximo. É especialista em:

a) Missão e Assessoria Pastoral Teologia no Instituto Teológico Santa Catarina (ITESC)/SC;

b) Assessoria Bíblica – DABAR, pelo Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e Faculdades EST/RS;

c) Metodologia Pastoral Popular, pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP)/SP.

Tem engajada militância junto ao CEBI, sendo membro da diretoria atual; e está em processo de seleção do Mestrado em Bíblia e Missão, pela PUC-PR, com projeto de pesquisa sobre “Maria de Magdala”.

Viveu experiências pastorais em pelo menos três dioceses, antes do atual assento canônico na DAPAR: Diocese Sul Ocidental; Diocese Anglicana de Brasília; Diocese Meridional.

Sua chegada completa o trio de teólogas responsáveis pela atual gestão do CEA, com a responsabilidade de acompanhar, assessora e subsidiar as inciativas diocesanas e distrital da IEAB, através de eventos e publicações, com enfoque na formação teológica.

Um Dom em Nossas Vidas

Para a minha geração, crianças na periferia da Arquidiocese de Olinda e Recife (nas décadas de 70 e 80 do século passado), Hélder Câmara foi, e continua sendo, mais que o Arcebispo, o influente pregador, o perseguido pela ditadura militar de então. Hélder Câmara foi, e continua sendo, um Dom em nossas vidas. E assim, muito afetuosamente, o chamávamos: Dom.

A nós bastava um simples anúncio de que ele estaria em nossa Paróquia ou em nossa Comunidade de Base, e já tínhamos o motivo maior para um banho bem tomado, para um brilho nos olhos e um sorriso largo. Éramos nós, meninas e meninos, que formávamos a comissão de boas vindas. “Nós te recebemos em nossa comunidade, e em nossos corações, Dom Hélder!”. Frase bem ensaiada no jogral das nossas catequistas.

Hélder Câmara foi pastor, foi profeta, foi pregador, “irmão dos pobres e meu irmão”, no dizer de João Paulo II, em sua visita a Recife (1982), na Ilha de Joana Bezerra. Tudo isso ele foi.

29082018No entanto, para nós, meninas e meninos da periferia de Olinda e Recife, naqueles “anos de chumbo”, quando ele chegava em nossas capelas, muitas delas de chão batido, e sentava com a gente, afagava nossas cabeças e nos abençoava ... Há 19 anos, no dia 27 de agosto, celebramos sua páscoa. Hélder Câmara foi, e continua sendo, um Dom em nossas vidas.

Antonio Amaro, Missão da Liberdade - Diocese Anglicana do Recife.

Mulheres Ordenadas da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) - Apoiam a Pastora Lusmarina Campos

Mulheres Ordenadas da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB)
Apoiam a Pastora Lusmarina Campos

A sabedoria clama alto pelas ruas,
ela levanta sua voz nas praças públicas,
ela grita nas esquinas,
ela oferece sua mensagem nas portas das cidades.
(Provérbios 1: 20-21).

Nós, Mulheres Ordenadas (Diáconas, Presbíteras e Bispa) da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, queremos registrar e tornar pública nossa sororidade a pastora luterana Lusmarina Campos Garcia, do Instituto de Estudos da Religião (ISER), que após pronunciamento na audiência pública convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da descriminalização do aborto, vem sendo alvo de ameaças. Nosso total repúdio às reações violentas, machistas e misóginas que ela tem sido alvo.

Concordamos com os argumentos apresentados por Lusmarina, afirmamos a importância da laicidade do estado, e rejeitamos qualquer tentativa de, usando o viés religioso, culpabilizar as mulheres, controlar seus corpos ou criminaliza-las.

Afirmamos a necessidade do reconhecimento dos direitos reprodutivos como direitos fundamentais, e ressaltamos que a descriminalização do aborto é indispensável para que a vida, a dignidade e a cidadania das mulheres sejam estabelecidas.

Belém, agosto de 2018.

  • Revda. Ana Maria Esvael Lopes
  • Revda. Ana Rita Cruz da Cruz
  • Revda. Bianca Daébs Seixas Almeida
  • Revda. Carmen Etel Alves Gomes
  • Revda. Carmen Kawano
  • Revda. Claudia Regina Prates Batista
  • Revda. Dilce Regina Paiva de Oliveira
  • Revda. Elaine M.Escaravajal Nascimento
  • Revda. Eliane Cristina Vieira
  • Revda. Elineide Ferreira Oliveira
  • Revda. Jocinéia Saldanha Perpetuo
  • Revda. Keila Rosi Bichet da Silva
  • Revda. Leane Rachel Kurtz de Almeida
  • Revda. Lidia Kistemacher
  • Revda. Lilian Conceição da Silva
  • Revda. Lúcia Borges
  • Revda. Lúcia Dap Pont Sirtoli
  • Revda. Magda Cristina Guedes Pereira
  • Revda. Maria de Fátima Nascimento
  • Revda. Maria das Graças Bernardino
  • Revda. Marinez dos Santos Oliveira
  • Bispa Marinez Rosa Santos Bassotto
  • Revda. Maytee De La Torre Díaz
  • Revda. Meriglei Borges Silva Simin
  • Revda. Neusa Pereira Valério
  • Revda. Noilves Rosa da Silva
  • Revda. Selma Rosa
  • Revda. Tatiana Fátima Ribeiro
  • Revda. Tatiane Vidal dos Reis
  • Revda. Taís Soares Felden

Novidades CEA

A Igreja - Uma Visão Ecumênica…

AMAZÔNIA e o ANGLICANISMO…

AMAZÔNIA e o ANGLICANISMO

stron;  Nacional de Educação Teol…

Leia mais > AMAZÔNIA e o...

Uma Nova Publicação do CEA - SET/2015…

Uma Nova Publicação do CEA - SET/2015

UMA NOVA PUBLICAÇÃO DO CEA - MISSÃO QUE

Read More...

Livro: A Igreja Militante…

Livro: A Igreja Militante

A Igreja MilitanteN. Duval da Silva 2…

Read More...

Livro: As Santas Escrituras…

Livro: As Santas Escrituras

As Santas EscriturasRoberto C. Dentan…

Read More...

Destaque CEA

IEAB…

IEAB

Conheça o site da IEAB - Igreja Epis…

Leia Mais > IEAB…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014

A seguir publicamos o Calendário de Asse

Leia Mais > Calendário...

Comunhão Anglicana…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB

[+] Acesse aqui as Mudanças Canônicas...…

Leia Mais > Alterações...

Curso em EAD…

Curso em EAD

    Conheça nos Cursos de Formação…

Leia Mais >Curso em...

Últimos Comentários

  • Novo site, novos tempos
    João Maciel João Maciel
    Olá Equipe do CEA, gostaria de parabenizar a todos que estão nesta missão de partilha do conhecimento ...

    Leia mais ...

     
  • Deixe seu Comentário
    Alessandra Alessandra
    Paz e amor elisandrotc@gmail.com

    Leia mais ...

     
  • História do CEA
    manicure manicure
    Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday. It will always ...

    Leia mais ...

© 2013-2017 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e Hospedagem de Sites

Salvar

Salvar