1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Informativo CEA

Mensagem de Natal CEA - 2023

POST CEA CARTA DE NATAL 2023

RENASCER NA ESPERANÇA!

Uma estrela vai se acender para que a esperança
Não morra e faça nascer de novo a criança!!!
Flávio Irala

O que vem a memória quando falamos em Natal?
Como vamos celebrar este Natal?

Para nós Cristãos e Cristãs, o Natal é a celebração da manifestação do Filho de Deus, Deus mãe e pai, o Deus do amor, Justiça, acolhida e Vida! A cada Advento renasce a alegria, com esperança renovada pela celebração, para seguirmos celebrando e resistindo no ano seguinte!

Neste Natal, porém, se queremos reanimar e renovar a esperança em nosso esperançar, precisamos nos manter vigilantes, os sinais de morte ainda são muitos. Parece inútil Deus ter se manifestado à humanidade, pois o ser humano parece estar perdido em meio às tecnologias, e muitas violências contra toda forma de vida continuam a existir. Manifestações de ódio, intolerâncias, racismos, machismo, sexismo, homofobia, transfobia...

Mas se voltarmos na história da época da encarnação de Deus na humanidade, foi exatamente em um momento como este, em que o desespero tomava conta daquele povo, onde um império explorava e deixava cada vez mais as pessoas empobrecidas que, em meio àquela desesperança, uma jovem chamada Maria acreditou que era possível gestar em seu ventre o Filho de Deus, e tornou isso possível no seu sim quando foi chamada pelo Anjo. José acreditou no sonho de Maria e, avisado pelo Anjo, juntos, tornaram possível esta manifestação, e o fizeram em meio a peregrinações que romperam fronteiras, entre a Galiléia, Samaria e Judá, até o Egito, percorrendo todo o território daquela província romana da Palestina.

Todas nós, pessoas criadas segundo a grande diversidade do Amor, pessoas adultas, idosas, juventudes e crianças, somos chamadas como Maria e José a dizer sim, a acreditar no anjo. “Anjo” na Bíblia significa a manifestação do transcendente, está ligado à fé. Nosso primeiro sim deve ser ao desejo de participação no plano de Deus, aceitando sua manifestação!

O segundo sim deve ser motivado pela fé de Maria em acreditar no impossível, acreditarmos que a força Criadora, força que gesta vidas, continua se manifestando hoje em nós e em cada um e cada uma de Suas Criações, nos pequenos sinais de movimentos pela vida. Nas terras agora arrasadas pelas muitas guerras na Palestina, em África, na Europa Oriental, na Ásia, e tantos outros muitos conflitos armados por todo o mundo, germinará amanhã a semente que se tornará alimento, e mesmo nestes lugares, a esperança reside em toda criança gestada em cada ventre materno, e também lá e além , até aqui pertinho e entre nós, nos grupos que se organizam para estudar, refletir e aprofundar suas teologias, nos grupos que se organizam para buscar o direito e justiça, resistindo a toda violência e opressão… todas estas são manifestações Divinas! São Anjos!

Esperança de Esperançar é crer que será possível continuar seguindo nos passos do Menino, que se tornará Homem, o palestinense de Nazaré. O medo virá em algum momento, mas não deixaremos o medo nos deter, e desde já continuemos seguindo no discipulado de Jesus, não fechemos nossos ouvidos ao anúncio do Anjo. O Anjo continua nos visitando, nos trazendo mensagem, assim quando da visita a Maria. “Não tenha medo”, disse o anjo a Maria, “pois para quem está com Deus, nada é impossível!”.

Sigamos também nós com esta mesma certeza de que não devemos ter medo de enfrentar os desafios, os medos, com a certeza de que Deus está nos motivando a seguirmos no caminho da Vida. É exatamente nestes sinais de vida que Jesus nascerá!!!

Feliz Natal!!!

Que neste Natal, possamos enxergar esperanças nos pequenos sinais de vida!!!

Que, em 2024, tenhamos novos recomeços!

Com a Bênção e proteção da Criança nascida em Belém!

Equipe CEA!

- Gostou? Então baixe este artigo em PDF, clicando aqui.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Novidades CEA

Livro: Kinsolving…

Livro: Kinsolving

Publicadora EcclesiaKinsolving - Biograf…

Read More...

Panfleto: Mistério da fé – Série Liturgia III - Dom Sumiu Takatsu…

O Ministério do Diaconato – Partilha Teológica Nº. 07…

Reflexões Nº5 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº5 – Centro de Estudos Anglicanos

adas Escrituras: Centralidade e Auto

Read More...

Reflexões Nº7 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº7 – Centro de Estudos Anglicanos

Comunhão e Compaixão - Lambeth

Read More...

Destaque CEA

IEAB…

IEAB

Conheça o site da IEAB - Igreja Epis…

Leia Mais > IEAB…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014

A seguir publicamos o Calendário de Asse

Leia Mais > Calendário...

Comunhão Anglicana…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB

[+] Acesse aqui as Mudanças Canônicas...…

Leia Mais > Alterações...

Curso em EAD…

Curso em EAD

    Conheça nos Cursos de Formação…

Leia Mais >Curso em...

© 2013-220 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.

Salvar

Salvar