1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Eventos do CEA

Num mundo dividido, a busca de unidade é um ato revolucionário

160518

Na semana que antecede a Festa de Pentecostes vivemos o desafio de afirmarmos a importância e a necessidade de vivermos a unidade na diversidade, na Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC).

Como anglicanas e anglicanos, alegramo-nos em testemunhar que somos parte de uma Igreja pioneira, com outras Igrejas irmãs, na organização de instituições ecumênicas nos âmbitos internacional (Conselho Mundial de Igrejas Cristãs – CMI, há 70 anos), regional (Conselho Latino Americano de Igrejas Cristãs – CLAI, há 36 anos) e nacional (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC, há 36 anos).

Viver e celebrar o Ecumenismo (do termo grego “oikoumene”) é reconhecer que o mundo é uma casa comum para todas e todos.

Aqui no Brasil o CONIC tem assumido promover a SOUC e para esse ano (2018) o tema escolhido é “A mão de Deus nos une e liberta”, inspirado no texto bíblico de Êxodo 15 (v.1-21).

Que nós, em nossa IEAB (nossas nossas dioceses e distrito missionário), fortaleçamos nosso testemunho ecumênico, assumindo o desafio revolucionário de promovermos a unidade nesse mundo cada vez mais dividido, sendo gotas de céu, e para que Jesus, Filho de Ruah, seja anunciado.

Famílias e sociedades inclusivas

diadafamilia

Há 25 anos a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra, no 15 de maio, o Dia Internacional da Família, como afirmação de que a família é a unidade básica da sociedade.

O tema esse ano é “Famílias e sociedades inclusivas”, que dialoga com o nosso desafio permanente de sermos uma Igreja inclusiva; e ressalta o papel fundamental das famílias no cumprimento da meta 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): “Paz, Justiça e Instituições fortes.”

Celebremos a beleza da diversidade que nos oportuniza reconhecer as diversas configurações familiares dentro e fora da Igreja.

Que a Ruah seja louvada nos muitos modos de ser família!

Litania pelas mães de todo o mundo

maes cea 2018Litania pelas mães de todo o mundo
(Revda. Lilian Conceição da Silva, departamento de comunicação e publicações do CEA)

Litanista: que a Ruah (conhecida popularmente como Deus), Mãe que a todas e a todos gerou, sopre sua graça sobre todas as pessoas que vivem a maternagem como diaconia. Rogamos!
Responso: ouve-nos, Querida Ruah!

Litanista: em meio ao caos universal, teu sopro divino gerou vida e pariu o mundo do qual somos parte. Louvamos-te, Ruah!
Responso: ouve-nos, Querida Ruah!

Litanista: desde a antiga Grécia, celebrava-se a chegada da primavera saudando Rhea (Cibele), mãe dos deuses e das deusas. Seria um outro jeito de te chamar?!
Responso: ouve-nos, Querida Ruah!

VOZES EVANGÉLICAS: estado laico e respeito à diversidade religiosa

13042018

Na noite chuvosa do dia 11 de abril, quarenta pessoas de várias tradições religiosas (cristãs batistas, anglicanas, católicas romanas, luteranas e presbiterianas), budistas, candomblecistas, umbandistas, espíritas e sem religião, participaram do Colóquio sobre laicidade do estado e a importância de ações articuladas de promoção de respeito à diversidade religiosa. A mesa contou com a participação de especialistas sobre o tema (Sônia Mota, IPU e CESE; Reginaldo Silva, Aliança de Batistas do Brasil; Joanildo Burity, Diocese Anglicana do Recife; Romi Bencke, IECLB e CONIC; coordenada por Valdenice José Raimundo, batista e pró-reitora de pesquisa da UNICAP), que compartilharam seus saberes e suas experiências.

CEA e VOZES MARIAS: Respeito à diversidade religiosa

VOZES MARIAS

No próximo dia 11 de abril, em Recife, o Centro de Estudos Anglicanos - CEA, em parceria com o Coletivo Vozes Marias, realizará o importante e necessário Colóquio sobre "Laicidade do Estado e Respeito à Diversidade Religiosa", reunindo lideranças evangélicas locais que afirmam o direito comum a todas as tradições religiosas de livre culto e de respeito às diversidades.

O evento está sendo organizado pela Revda. Lilian Conceição da Silva (Centro de Estudos Anglicanos) e pela Pra. Helivete Ribeiro (Coletivo Vozes Marias).

O Colóquio pode ser acompanhado on line via https://www.facebook.com/marcopollodutra1953 , a partir das 19h.

Túmulo e Mesa de Banquete

tumulo vazio

Iniciamos a mais importante Semana do Calendário Cristão: a Semana que antecede a Festa da Ressurreição de Jesus. Por isso mesmo chamada “Semana Santa”. No último domingo, Domingo de Ramos, saudamos a memória ancestral de quem chegou a Jerusalém montando num burrinho, e foi aclamado como Rei. Ainda é um choque, admitamos, o fato de que o Messias tão esperado, a liderança política que livraria o Povo de Israel da servidão, fosse aclamado como majestade mesmo estando montado num jumento que nem seu era.

Dominicalmente, celebramos uma Pequena Páscoa, preparando-nos anualmente para vivermos a intensidade litúrgica e teológica do chamado Tríduo Pascal, que tem início com a Quinta-feira Santa, com a Cerimônia de Lava Pés e a Instituição da Santa Ceia; seguida da Sexta-feira Santa, com sua riqueza de possibilidades litúrgicas (7 Palavras da Cruz; Via Sacra; Ofício da Paixão etc.); o Sábado de Aleluia (que nos ilumina com as chamas da Vigília Pascal); e, finalmente, a Grande Festa da Ressurreição, a Festa da Páscoa de Jesus, o Domingo Maior.

Novidades CEA

A Igreja - Uma Visão Ecumênica…

AMAZÔNIA e o ANGLICANISMO…

AMAZÔNIA e o ANGLICANISMO

stron;  Nacional de Educação Teol…

Leia mais > AMAZÔNIA e o...

Uma Nova Publicação do CEA - SET/2015…

Uma Nova Publicação do CEA - SET/2015

UMA NOVA PUBLICAÇÃO DO CEA - MISSÃO QUE

Read More...

Livro: A Igreja Militante…

Livro: A Igreja Militante

A Igreja MilitanteN. Duval da Silva 2…

Read More...

Livro: As Santas Escrituras…

Livro: As Santas Escrituras

As Santas EscriturasRoberto C. Dentan…

Read More...

Destaque CEA

IEAB…

IEAB

Conheça o site da IEAB - Igreja Epis…

Leia Mais > IEAB…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014

A seguir publicamos o Calendário de Asse

Leia Mais > Calendário...

Comunhão Anglicana…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB

[+] Acesse aqui as Mudanças Canônicas...…

Leia Mais > Alterações...

Curso em EAD…

Curso em EAD

    Conheça nos Cursos de Formação…

Leia Mais >Curso em...

Últimos Comentários

  • Novo site, novos tempos
    João Maciel João Maciel
    Olá Equipe do CEA, gostaria de parabenizar a todos que estão nesta missão de partilha do conhecimento ...

    Leia mais ...

     
  • Deixe seu Comentário
    Alessandra Alessandra
    Paz e amor elisandrotc@gmail.com

    Leia mais ...

     
  • História do CEA
    manicure manicure
    Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday. It will always ...

    Leia mais ...

© 2013-2017 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e Hospedagem de Sites

Salvar

Salvar