História do CEA
- Detalhes
- Categoria: História
- Acessos: 7418
O Centro de Estudos Anglicanos (CEA) foi criado em 1997 pelo Sínodo da IEAB como uma instituição capaz de articular a formação teológica em nosso país. Subordinado à JUNET (Junta Nacional de Educação Teológica), diversas atribuições foram conferidas inicialmente ao CEA, dentre elas a responsabilidade de acompanhar, assessorar e subsidiar as iniciativas diocesanas através de publicações, eventos, etc.
O primeiro coordenador pro-tempore foi o Rev. Eduardo Coelho Grillo, na época Professor do Seminário em Porto Alegre (atualmente, o Revdo. Eduardo é reitor da Paróquia de São Lucas, no Rio de Janeiro).
Alguns meses depois, a JUNET elegeu para a coordenação em tempo-integral, o Revdo. Francisco de Assis da Silva (atualmente Bispo da Diocese Sul-Ocidental).
Nessa primeira fase o CEA iniciou um projeto de publicações que resultou em preciosos cadernos ainda bastante atuais, das séries “Partilha Teológica” e “Reflexões” (alguns desses textos estão disponibilizados virtualmente neste site), além de providenciar a tradução e divulgação de importantes documentação da Comunhão Anglicana e a organização de eventos de caráter diocesano e nacional. O CEA também ficou encarregado, inicialmente, de acompanhar o programa de bolsas-de-estudo da JUNET e a organização e atualização da Biblioteca Provincial.
Em 2001 a coordenação foi assumida pelo Revdo. Carlos Eduardo Calvani (atualmente missionário no Mato Grosso do Sul) que deu continuidade aos projetos anteriores. A revista Inclusividade foi criada para concentrar as séries “Partilha Teológica” e “Reflexões” em uma mesma publicação. O CEA começou também a editar textos em inglês, partilhados em outras instâncias da Comunhão Anglicana e publicados na The Anglican Theological Review. As assessorias temáticas passaram a ser organizadas de acordo com as demandas e prioridades diocesanas e eventos nacionais foram organizados buscando dar atenção às temáticas teológicas vividas pela Igreja em diferentes momentos.
Foi realizado o Simpósio de Teologia Anglicana, criado o antigo site para divulgação de textos e notícias e ampliado o programa de publicações através da série Pão da Vida (comentários ao Lecionário Anglicano – Anos A, B e C), os livros “Nossa Missão”, “Nossa Fé”, “Nossa Identidade” e outras iniciativas, tais como o intercâmbio com teólogos do exterior (Profs. Drs. John Kater e Juam Stam) que visitaram várias dioceses do Brasil.
A necessidade de dar mais dinamismo à Educação Teológica levou a JUNET a reestruturar o modelo, reformulando o CEA a partir de 2011. Na ocasião foram escolhidos três coordenadores regionais para dividirem o trabalho crescente. Atualmente o CEA é coordenado pelos bispos Dom Saulo Maurício de Barros (Diocese Anglicana do Amazonas), Reverenda Carmen Etel Alves Gomes (Diocese Meridional) e Revdo. Pedro Julio Triana (Diocese Anglicana de São Paulo).
Novidades CEA
Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos…
Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos…
Reflexões Nº7 – Centro de Estudos Anglicanos…
Livro: Kinsolving…
Panfleto: Mistério da fé – Série Liturgia III - Dom Sumiu Takatsu…
Destaque CEA
IEAB…
Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…
Comunhão Anglicana…
Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…
Curso em EAD…
© 2013-220 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.