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O conservadorismo tenta marcar posição em Lambeth! (E daí?)
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- Categoria: Notícias
Reagindo ao comunicado da Câmara Episcopal da IEAB de 31/07/2022
Rev. Dr. Julio Eduardo dos Santos Ribeiro Reis Simões – DARJ
Equipe de redes sociais do CEA
A delegação da IEAB na conferência de Lambeth tem sido, corretamente, identificada como uma delegação de uma província progressista (que aceita o casamento homoafetivo, que ordena(ria) pessoas LGBTQIA+ casadas inclusive ao episcopado, que ordena mulheres) pela ala conservadora da Comunhão Anglicana, representada pelo grupo de igrejas alinhadas à GAFCON, e que não aceita algum ou vários destes pontos que por aqui foram construídos ao longo dos concílios e, sobretudo, sínodos.
Os bispos da GAFCON têm se negado a comungar com pessoas LGBTQIA+ ou com bispos de dioceses que aceitam o casamento homoafetivo, etc. E muita gente está apavorada, pensando que isto significa que a igreja está se tornando conservadora. Bem... Não deveria!
CARTILHA: Orientações pastorais sobre as Eleições 2022: O amor e a fidelidade se encontrarão
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- Categoria: Notícias
Confira a cartilha que foi preparada pela Câmara Episcopal da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e tem por objetivo, fornecer a todas as pessoas que compõe a IEAB, bem como, toda a sociedade brasileira uma reflexão pastoral sobre a importância das Eleições de 2022 numa perspectiva democrática, ética, amorosa e de acordo com os valores evangélicos.
Título: Orientações pastorais sobre as Eleições 2022: O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão. Salmos 85.10
Organização: Bispo Humberto Maiztegui
Coedição: Editora e Livraria INCLUSIVIDADE
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Promoção do Diálogo Ecumênico e Inter Religioso e Enfretamento aos Fundamentalismos Religiosos
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Clique aqui para baixar o artigo na íntegra ou faça a leitura abaixo:
MESA 5 – X Fórum Social Pan Amazônico | Belém – PA, 28 a 31/07/2022.
Campus da Universidade Federal do Pará – UFPA
Promoção do Diálogo Ecumênico e Inter Religioso e Enfretamento aos Fundamentalismos Religiosos
__________
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender a odiar; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
(Nelson Mandela).
Estamos na Amazônia! Ela é a mãe de todas, de todos e de todes nós! Por isso: Amazônidas como filhas adotadas e filhos adotados! Dela nos alimentamos – em seu seio materno que é fonte de “leite e mel” – nosso sustento. Com ela cultivamos vidas, valores, espiritualidades, aquilo que chamamos de experiência de fé nas diferentes interpretações nessa circular relação com a vida presente nela.
São Matias, Apóstolo
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- Categoria: Informativo
Matias, Apóstolo, foi alçado a esta posição por sorte.
Segundo o livro de Atos dos Apóstolos, havia alguns candidatos para substituto de Judas entre os Doze, e tendo os Onze lançado a sorte, a mesma caiu sobre Matias.
Você já se perguntou o que aconteceu com os outros candidatos ao prestigioso cargo de “Um dos Doze?”
Na verdade, a leitura atenta do Novo Testamento “desmonta” este número, 12. O Evangelho de João, por exemplo, conta 9 apóstolos, dentre eles Natanael, que não é mencionado nas listagens do Evangelhos Sinópticos.
É o livro de Atos dos Apóstolos que parece unificar esta contagem e listagem (que exclui Natanael, passando este a ser identificado com Bartolomeu, um dos que João não contabiliza) e justamente Matias como substituto de Judas.
Bem, afinal quantos eram os apóstolos? 9, 12, 13, 72 (como listam algumas igrejas ortodoxas)?
Eram todos os seguidores de Jesus...
A definição teológica de “geração apostólica” é a de pessoas que foram chamadas diretamente por Jesus para seu seguimento e que o viram após a ressurreição. Portanto, Alfeu, citado em Lucas, também atende esta definição, por exemplo.
Retorno das Atividades - Turmas 2021 e 2022
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- Categoria: Informativo
Bom dia, Irmãos e Irmãs.
É com satisfação que o Centro de Estudos Anglicanos - CEA, dá as boas-vindas aos alunos e alunas do Curso de Imersão em Anglicanismo.
- Depois de um breve recesso, retomamos nossas atividades com a nova Turma (7T2022), que terá início nesta segunda-feira (31/01), com a disciplina de “Leitura da Bíblia na Perspectiva Anglicana I”; com Tutoria do Revdo. Pedro Triana.
Os cursistas matriculados receberão em seus e-mails (informado no ato da inscrição), mensagem da coordenação com informações e links para o primeiro acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA Moodle.
Aos cursistas da Turma 6T2021, parabenizamos mais uma vez pela conclusão do modulo I e informamos que iniciaremos também no dia 31/01/2022, o modulo II; com a disciplina de “Teologia Anglicana II”, com Tutoria do Revdo. Hermes Daniel Rodriguez.
Em caso de dúvida técnicas ou dificuldades de acesso (login e senha), entre em contato:
- Gibson Costa
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Administrador/Suporte da plataforma
Demais dúvidas entre em contato com a Coordenação do curso:
- Revda. Carmen Etel
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Coordenadora de Formação Acadêmica e Curricular
- Mayara Machado
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Secretaria Acadêmica CEA
Natal é tempo de festa: o Sacramento de Deus nos foi dado!
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- Categoria: Informativo
Jesus nasceu. Este é o mistério mais essencial do Natal, a Festa da Natividade de Nosso Senhor. Ao longo da história do cristianismo, desde suas origens que estão refletidas no Novo Testamento, a percepção de como tal evento do nascimento de Jesus se deu ou o que significou demonstra-se múltipla
Podemos perceber esta multiplicidade através da leitura atenta destes textos que compõem o Novo Testamento. O Evangelho de Marcos, por exemplo, não fala nada sobre o nascimento de Jesus ou sua origem. Em Marcos, Jesus “aparece” ao lado de João Batista à beira do Jordão. Não é um pressuposto de Marcos, e nem este conceito se constrói ao longo de sua redação, que Jesus seja Deus encarnado.
Já Mateus e Lucas se preocupam com a infância de Jesus, e apresentam duas variações de um anúncio, feito por meio de um anjo, da parte de Deus sobre a origem de Jesus e seu papel no mundo. Em Mateus, o receptor do anúncio é José, identificado como pai de Jesus, enquanto Lucas compõe a cena da anunciação em torno de Maria, sua mãe. Para Richard Bauckham, ambas composições podem ser uma necessidade dos próprios textos devido às escolhas estilísticas de Mateus e Lucas, que aproximam seus evangelhos das biografias gregas e latinas, nas quais era habitual que grandes heróis tivessem seus nascimentos anunciados previamente por seres angelicais. Novamente aqui, Jesus é apresentado como um “Filho de Deus”, mas não como “Deus encarnado”.
João, por outro lado e a partir de uma preocupação completamente distinta, se interessa não em contar uma história sobre o nascimento de Jesus, mas em dizer de sua origem última, e aponta para a encarnação do Verbo de Deus. Em João, O Verbo está diante de Deus e é Deus, e se encarna, e é identificado como Jesus. Ou seja, para João Jesus é Deus encarnado.
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