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Nossa Senhora de Walsingham
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15 de agosto é o dia, no calendário litúrgico romano, de Nossa Senhora da Glória. Esta devoção dá conta da percepção ou crença romana de que a Virgem Maria foi “Assunta em Corpo e Alma ao Paraíso”, e é identificada ou identificável com a mulher coroada de estrelas de Apocalipse 12, cuja estética é transferida para as esculturas ou imagens ou ícones da Virgem Maria com vestes que refletem aquela imagem de Apocalipse.
A vertente reformada de Teologia sobre Maria, presente na IEAB e em outras igrejas da Comunhão Anglicana e que encontra por exemplo em Heirich Bullinger, João Calvino e Martinho Lutero interessantes contribuições sobre a percepção de quem é Maria na História da Salvação, é essencialmente encarnacional.
Isto significa que toda a admiração, reverência ou mesmo devoção que se tem por Maria segundo a lógica da Reforma (e nossa Igreja é Reformada) deriva do fato de Maria ser a mãe de Jesus (Theotokos).
Por isto e portanto, não é usual (embora não seja proibido) a utilização ou exibição de Maria isolada, mas sempre com o Menino Jesus no colo, como a imagem que hoje trazemos, de Nossa Senhora (Our Lady) de ******** (colocar aqui a devoção de escolha).
O que queremos dizer com isto não é que Maria não seja importante ou que não resida no Paraíso eterno, mas que o Paraíso eterno, que é Jesus, encontrou nela sua morada, razão pela qual ela é Theotokos, a “portadora” (tokos) de Deus (Theo).
O Chamado Francisclariano na Ordem Terceira
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Somos irmãs e irmãos no caminho do Evangelho de Cristo, seguindo o exemplo de Clara e Francisco de Assis. Assumimos o desafio de acolher o chamado francisclariano, testemunhando nossa fé na Ordem Terceira de um movimento plural que transcende os espaços de tempo e lugar. Francisco, nosso pai seráfico, decidiu viver o Evangelho e o Senhor lhe deu muitos irmãos e não o separou de Clara que também, por graça de Deus, recebeu irmãs decididas a viver a radicalidade da pobreza evangélica. Mas, pelas circunstancias do tempo e do lugar social e eclesial onde se encontravam, os jovens Clara e Francisco tiveram que formar dois grupos, duas diferentes ordens, para viver em fraternidades de vida comunitária.
Por mais que Francisco tivesse a firme convicção de ter o mundo como convento, as limitações eclesiais não permitiram que a diversidade do mundo fizesse parte plenamente do seu movimento de vida evangélica. Mas, não cessava de aparecer pessoas com o desejo de seguir seu exemplo na vida quotidiana. Por isso, nosso pai seráfico acolheu o terceiro ramo de sua família. E assim nasceu a Ordem Terceira como uma forma de vida secular de penitencia, reunindo mulheres e homens com o propósito de praticar o Evangelho de Cristo desde suas casas, no seu trabalho e na vida diária com seus afazeres.
Inácio de Loyola, sacerdote e reformador.
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Em 31 de julho relembramos a vida de Inácio de Loyola, um peregrino que soube trilhar os caminhos mais internos de seu coração, descobrindo que Deus transforma todas as coisas e, através de seus exercícios espirituais, convocou a Igreja a uma nova forma de amar e servir a Deus e às pessoas.
No ano de 1521, há exatamente 500 anos, em Pamplona, na Espanha, o soldado Iñigo de Loyola era vencido na última batalha de sua carreira militar e iniciava Vida Nova em Cristo. Uma bala de canhão fez com que a vida do cavaleiro mudasse de rumo, como ele mesmo, em Roma, narrou em sua autobiografia. A bala de canhão comprometeu-lhe a carreira militar, mas abriu-lhe o coração para consagrar-se inteiramente a serviço do Rei Eterno, e assim, mudar a História da Igreja.
Depois de ser gravemente ferido na batalha de Pamplona, o jovem soldado foi levado para a casa de sua cunhada. No castelo dos Loyola, esteve à beira da morte e, mesmo preso ao leito, ainda alimentava desejos de vanglória e combate. Em sua difícil convalescença, como era muito apaixonado por livros sobre romances de cavalaria, Iñigo pedia-os frequentemente. Mas, sua cunhada, fervorosa religiosa, tinha apenas livros sobre a vida de Cristo e das vidas de santos.
Nota de Pesar - Vera Lúcia Simões de Oliveira
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Dia 29 de Junho é dia mundial de Combate a LGBTQIA+ fobia
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O Quinto Marco da Missão da Comunhão Anglicana
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“A mudança climática está intensificando as tempestades e tornando os padrões de chuva menos previsíveis. A mudança climática é a impressão digital humana na escala de tempo da velocidade de tais mudanças, empurrando-nos para o desastre. Não é um perigo distante - já está conosco.
À medida que continuamos a queimar combustíveis fósseis, seus efeitos só vão aumentar ”, disse o Arcebispo Justin Welby.
O quinto Marco da Missão da Comunhão Anglicana nos chama a "Esforçar-nos para salvaguardar a integridade da criação e sustentar e renovar a vida da Terra". Vamos, neste dia Mundial de Combate à desertificação, meditar sobre nossa adesão a este Marco.
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