1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Informativo CEA

JULHO: mês de aniversário do ABRAÇO NEGRO Pastoral Afro da Diocese Meridional – IEAB

LOGO ABRAÇO NEGRO SITE

O ABRAÇO NEGRO Pastoral Afro da Diocese Meridional celebrará, no próximo dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, seu primeiro aniversário.  (Data escolhida pela importância da afirmação dos protagonismos de mulheres negras latino-americanas e caribenhas em suas lidas diárias, forjando resistências em meio ao racismo estrutural que insiste em negá-las como pessoas, como humanas). Nossa gratidão singular a RUAH, nossa Mãe Criadora, que nos convida à conversão permanentemente, afirmando sua presença em corpos negros, indígenas, quilombolas, ciganos e de todas as pessoas cujas humanidades são negadas pelo pecado do racismo.

No Concílio diocesano da Diocese Meridional, em março de 2019, aplicamos um breve instrumento diagnóstico junto às lideranças diocesanas para identificar seus perfis quanto ao conhecimento sobre o tema do racismo. De abril a junho, fortalecemos parcerias com organizações de mulheres negras e, mais especificamente, com o Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), organizando uma agenda de ações educativas antirracistas.

Definimos como sede do ABRAÇO NEGRO nossa Paróquia Cristo Redentor, no histórico bairro Cidade Baixa, por ser um território no centro de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, no qual se encontram quilombos urbanos reconhecidos pelo governo federal. De julho a dezembro realizamos atividades nos templos de nossas paróquias, tanto para afirmarmos nosso compromisso desde dentro da Igreja, como também para recebermos e acolhermos irmãs e irmãos de outras fés. (Clique aqui e conheça as ações realizadas em 2019).

Iniciamos como Projeto e éramos apenas duas lideranças negras. Tornamo-nos Pastoral Afro e concluímos o ano de 2019 com dez lideranças negras. Iniciamos o ano de 2020 com planejamento de ações mensais, com intuito de atender às demandas de convites recebidos de sodalícios e de paróquias diocesanas. No entanto, como o cenário da pandemia do Covid-19 nos impossibilitou a realização das atividades presenciais como prevíamos, adequamo-nos à condição de mantermo-nos em distanciamento social e, com o apoio de nosso Bispo Humberto Maiztegui, biblista anglicano, tem sido possível promovermos ciclos de estudos bíblicos via Facebook, cumprindo com o objetivo de nossa Pastoral Afro: implementar ações de enfrentamento ao racismo na Diocese Meridional, a partir do diálogo inter-religioso com as tradições de matriz africana, de matrizes afro-brasileiras e indígenas.

Entendemos que a apropriação e a partilha de instrumentais hermenêuticos afrocentrados oportunizam a releitura de textos bíblicos (bem como não bíblicos), tendo como consequências:

  1. a denúncia das teologias colonialistas patriarcais e racistas aprendidas ao longo dos séculos, trazidas da Europa, responsáveis pelo embranquecimento da Bíblia, e fomentadoras do racismo estrutural;
  2. o anúncio de que é possível e necessário resgatarmos a origem e as heranças africanas da Bíblia;
  3. a adoção de novas interpretações bíblicas que modelarão novas práticas antirracistas desde dentro da Igreja.

Temos assumido sete linhas de atuação: 1. Parceria e formação; 2. Memória – História – Acervo; 3. Marcos Legais; 4. Projetos e captação de recursos; 5. Arte e Cultura; 6. Secretaria; 7. Imigração e Migração. Atualmente somos dezoito lideranças negras na Pastoral Afro e contamos com o apoio e a parceria de outras pastorais e sodalícios diocesanos.

No decorrer do mês de aniversário, seguiremos ofertando estudos bíblicos sobre o tema “O Terreiro da RUAH a partir do livro de Rute”, contaremos com a ilustre participação de uma de nossas principais referências teóricas, a amiga e teóloga feminista negra colombiana Dra. Maricel Mena Lopez, da Universidad Santo Tomás (no dia 08 de julho, às 15h). Os estudos seguirão acontecendo via plataforma Zoom, com transmissão simultânea via Canal Youtube:

< https://www.youtube.com/channel/UC5_kU1PciOkqRKtxpC0tq9g >. Inscreva-se no canal, curta e compartilhe!

Neste primeiro ano de existência e resistência, temos nos alegrado com as muitas gotas de céu do Terreiro da RUAH sentidas no acolhimento ao ABRAÇO NEGRO por lideranças de nossa Diocese, bem como de todas as áreas provinciais de nossa IEAB. Alegramo-nos por sabermos que em outras partes de nossa amada IEAB, processos de criação de pastorais afro e indígena estão sendo deflagrados. Que sigamos firmes na denúncia do racismo, na adoção de ações antirracistas e que nos tornemos uma “igreja segura”, qualificando nosso testemunho como seguidoras e seguidores de Jesus Cristo, homem negro da periferia de Nazaré.

Um abraço negro!

Santo Antônio da Patrulha, 1º de julho de 2020.
(Aniversário de fundação do Clube Negro de Cultura Social, em São Paulo/SP, 1932).

Ministro Leigo Antonio Amaro do Nascimento Filho

Revda. Dra. Lilian Conceição da Silva
(Coordenação do ABRAÇO NEGRO)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Novidades CEA

Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos

ia Anglicana: Evolução, Diversidad

Read More...

Panfleto: Mistério da fé – Série Liturgia II - Dom Sumiu Takatsu…

Reflexões Nº8 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº8 – Centro de Estudos Anglicanos

ões da Conferência de Lambeth 199

Read More...

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos

de Virgínia(Reátório da Comiss

Read More...

Livro: Herdeiros da Fé…

Livro: Herdeiros da Fé

Herdeiros da Fé Livro do Professor…

Leia Mais > Livro:...

Destaque CEA

IEAB…

IEAB

Conheça o site da IEAB - Igreja Epis…

Leia Mais > IEAB…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014

A seguir publicamos o Calendário de Asse

Leia Mais > Calendário...

Comunhão Anglicana…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB

[+] Acesse aqui as Mudanças Canônicas...…

Leia Mais > Alterações...

Curso em EAD…

Curso em EAD

    Conheça nos Cursos de Formação…

Leia Mais >Curso em...

Últimos Comentários

  • Novo site, novos tempos
    João Maciel João Maciel
    Olá Equipe do CEA, gostaria de parabenizar a todos que estão nesta missão de partilha do conhecimento ...

    Leia mais ...

     
  • Deixe seu Comentário
    Alessandra Alessandra
    Paz e amor elisandrotc@gmail.com

    Leia mais ...

     
  • História do CEA
    manicure manicure
    Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday. It will always ...

    Leia mais ...

© 2013-220 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.

Salvar

Salvar