1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Informativo CEA

As Cinco Marcas da Missão da Comunhão Anglicana: uma introdução

Post CEA 12022020

Comunhão Anglicana ama seu jargão – são palavras-chave e frases de moda que surgem em conversas, sermões e discursos. Uma dessas frases é “As Cinco Marcas da Missão.” OAnglican Communion News Service encomendou uma série de artigos analisando cada uma das Cinco Marcas e os publicaremos nas próximas semanas. Neste artigo, Gavin Drake explora seus antecedentes e história.

A Comunhão Anglicana não tem uma autoridade central ou um único órgão de decisão. É uma família de 40 - em breve 41 - igrejas independentes, mas interdependentes. Os quatro instrumentos de comunhão da Comunhão Anglicana - o Arcebispo de Canterbury, o Primates´ Meeting (Encontro de Primazes), a Lambeth Conference (Conferência de Lambeth) e o Conselho Consultivo Anglicano (ACC) - não têm o direito de impor políticas ou iniciativas nessas igrejas-membro autônomas.

Mas eles podem ter ideias que propõem às Igrejas. Essas ideias podem ser aceitas em algumas Igrejas, mas não em outras; ou elas podem ser rejeitadas pela maioria das igrejas, ou podem ganhar ampla aceitação. Esse processo é frequentemente chamado de “recepção” - é uma maneira de testar se as propostas dos Instrumentos foram recebidas pelas Igrejas.

Uma dessas propostas universalmente aceita pelas Igrejas da Comunhão é as Cinco Marcas da Missão. Algumas igrejas-membro devem ter debatido isso em seus sínodos ou conselhos provinciais, outros terão acabado de adotá-las através do uso. As Cinco Marcas da Missão são um recurso tão importante que as Igrejas fora da Comunhão Anglicana frequentemente também refletem sobre elas. Mas o que elas são?

As Cinco Marcas da Missão começaram a existir como uma declaração de missão - uma declaração organizacional sobre o propósito da Comunhão Anglicana. Sendo focada na missão, essa declaração organizacional era mais focada em “missão” do que as declarações de missão da maioria das organizações.

Em 1984, reunido em Badagry, na Nigéria, o Conselho Consultivo Anglicano adotou Quatro Marcas de Missão (a quinta seria adicionada posteriormente). O Relatório Oficial da reunião deixa clara sua origem nos Evangelhos: “O Evangelho segundo São João coloca a Grande Comissão nessas simples palavras; ‘Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio’ (João 20:21), dizia o relatório. Deliberadamente e precisamente Jesus fez de sua missão o modelo de nossa missão ao mundo. Por esse motivo, nossa compreensão da missão da Igreja deve ser deduzida da nossa compreensão do que Jesus considerava ser a sua missão.”

As quatro marcas da missão foram resumidas em quatro títulos: evangelização, resposta e iniciação, educação e ensino cristão, e serviço e transformação. Além de adotar as Marcas, o Conselho solicitou a todas as igrejas, reitorias, arquidioceses, dioceses e províncias locais que realizassem uma auditoria da missão para medir a eficácia da mesma sob os quatro títulos.

Em 1990, em sua reunião no País de Gales, o Conselho Consultivo Anglicano acrescentou uma quinta Marca de Missão, dizendo em seu relatório oficial: “Houve uma visão consistente da missão repetida pelo ACC, pela Lambeth Conference, pelo Primates’ Meeting e outros nos últimos anos, que define a missão em quatro aspectos... Agora sentimos que nossa compreensão da crise ecológica e, de fato, das ameaças à unidade de toda a criação, que precisamos acrescentar uma quinta afirmação ”- salvaguardar a integridade da criação.

As Cinco Marcas da Missão não devem ser vistas como um credo que nunca muda. Em sua reunião de 2012 em Auckland, Nova Zelândia, o ACC disse que elas deveriam ser entendidas como dinâmicas e deveriam ser revistas regularmente. Nesta reunião, o Conselho revisou a redação da quarta Marca da Missão, acrescentando a frase “desafiar toda espécie de violência e buscar a paz e a reconciliação” ao texto preexistente “procurar a transformação das estruturas injustas da sociedade”.

As Cinco Marcas da Missão são mais do que uma declaração de missão para a Comunhão Anglicana. Elas são vividas todos os dias nas províncias e Igrejas da Comunhão. Nas próximas semanas publicaremos uma série de artigos, cada um escrito por um especialista em seu campo, que comentará cada uma das Marcas e como elas estão sendo vividas em toda a Comunhão Anglicana.

As Cinco Marcas da Missão

A missão da igreja é a missão de Cristo

  1. Proclamar as boas novas do reinado de Deus
  2. Ensinar, batizar e nutrir os novos crentes
  3. Responder às necessidades humanas com amor
  4. Procurar a transformação das estruturas injustas da sociedade, desafiar toda espécie de violência, e buscar a paz e a reconcialiação
  5. Lutar para salvaguardar a integridade da Criação, sustentar e renovar a vida da terra

 

Fonte: www.anglicannews.org

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Novidades CEA

Reflexões Nº7 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº7 – Centro de Estudos Anglicanos

Comunhão e Compaixão - Lambeth

Read More...

Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos

ia Anglicana: Evolução, Diversidad

Read More...

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos

de Virgínia(Reátório da Comiss

Read More...

Panfleto: Mistério da fé – Série Liturgia III - Dom Sumiu Takatsu…

Reflexões Nº5 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº5 – Centro de Estudos Anglicanos

adas Escrituras: Centralidade e Auto

Read More...

Destaque CEA

IEAB…

IEAB

Conheça o site da IEAB - Igreja Epis…

Leia Mais > IEAB…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014

A seguir publicamos o Calendário de Asse

Leia Mais > Calendário...

Comunhão Anglicana…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB

[+] Acesse aqui as Mudanças Canônicas...…

Leia Mais > Alterações...

Curso em EAD…

Curso em EAD

    Conheça nos Cursos de Formação…

Leia Mais >Curso em...

Últimos Comentários

  • Novo site, novos tempos
    João Maciel João Maciel
    Olá Equipe do CEA, gostaria de parabenizar a todos que estão nesta missão de partilha do conhecimento ...

    Leia mais ...

     
  • Deixe seu Comentário
    Alessandra Alessandra
    Paz e amor elisandrotc@gmail.com

    Leia mais ...

     
  • História do CEA
    manicure manicure
    Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday. It will always ...

    Leia mais ...

© 2013-220 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.

Salvar

Salvar