1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Informativo CEA

A Igreja de Inglaterra nomeia sua primeira Bispa negra

post 030719Rose Hudson-Wilkin foi apresentada como nova bispa em St George’s school in Broadstairs, Kent.

A primeira bispa negra há sido nomeada por Downing Street1 .

Rose Hudson-Wilkin, capelão e conferencista da Câmara dos Comuns (Parlamento Britânico), foi anunciada como a nova bispa de Dover. Hudson-Wilkin, nascida em Jamaica, foi apresentada por Justin Welby, arcebispo de Cantuária, na escola St George, da Igreja de Inglaterra, in Broadstairs, Kent. Welby definiu sua nomeação como um fato “revolucionário e histórico” e disse também que sua nomeação tem sido uma das mais emocionantes nomeações que a Igreja tem feito por muito tempo.

A nova bispa e Welby estiveram 40 minutos respondendo perguntas dos alunos. Hudson-Wilkin disse que ela se vê a si mesma como “muito normal”, e não necessariamente como uma clériga negra, mas como uma clériga com muita sorte para ser negra.

Expressou também que sua nomeação como bispa parece um milagre. Desde a idade de 14 anos teve um “irresistível chamado para o ministério”, na época quando as mulheres eram impedidas de chegar ao sacerdócio.

Perguntada sobre qual era sua canção favorita, ela se referiu à inspirada e forte versão “Something Inside” do albume “So Strong” do cantor, poeta, escritor e compositor britânico Labi Siffre.

Hudson-Wilkin cresceu em Montego Bay, junto com seu pai e sua tia, depois que sua mãe foi trabalhar no Reino Unido. Em 1982 Hudson-Wilkin deixou Jamaica para ensinar no “Church Army College” (Faculdade Militar da Igreja) em West Midlands. Foi ordenada presbítera em 1994, quando a Igreja de Inglaterra aprovou a ordenação feminina.

Posteriormente foi capelã da Câmara dos Comuns e capelã da Rainha.

Hudson-Wilkin há animado a Igreja de Inglaterra para nomear mais clérigos e oficiais negros e das minorias étnicas. Em 2015 ela expressou: “A Igreja tem que despertar. Tem sofrido e lutado muito para decidir sobre as mulheres, mas tem-se dado conta ultimamente que é um direito das mulheres ocupar posições de liderança dentro da Igreja, da mesma maneira, a Igreja tem que se empenhar com a mesma força no caso das minorias éticas..... Tem que corrigir esse erro”.

A principio deste ano ela disse em uma conferencia na Igreja de Inglaterra, que foi abusada racialmente desde o Brexit2 referendum. “Por 30 anos vivi neste pais. Pela primeira vez, o ano passado, eu fui vaiada na rua, com gritos para que voltasse para África. Tem aparecido um ponto ou lado obscuro na forma de pensar em nossos dias, que nos leva a comporta-nos dessa maneira”.

Manifestou aos alunos da escola St George que estava “ preocupada sobre o impacto que o Brexit poderia ter em nossa comunidade se o Reino Unido sai da Europa. Me gostaria animar aos parlamentares para tomar as melhores decisões para o pais como um todo”.

Disse que o Reino Unido chegou a um impasse, mas “como crista eu acredito na esperança”. Animou os alunos a encontrar quem no parlamento está dizendo: “Tão jovens como vocês são, precisam fazer barulho em suas próprias portas”.

Em resposta à pergunta de um aluno sobre a atitude da Igreja para com as pessoas LGBT, expressou: “Eu acredito que Deus criou a todas as pessoas, e essas pessoas que são gays foram também criadas por Deus. Eu tenho a responsabilidade de ama-las, elas são parte do Reino de Deus”. Devemos receber a todas as personas, “pelo que elas são, sem coloca-las em caixas separada”.

Em uma declaração, Welby refere-se de Hudson-Wilkin como uma das mais influentes clérigas na arena pública, assim como profeta, pastora e evangelista, quem tem desafiado a Igreja de Inglaterra a se comprometer com os grupos étnicos minoritários do Reino Unido.
John Bercow, porta-voz da Câmara dos Comuns, disse: “Rose é uma das pessoas mais afetuosas, amável e amante das pessoas que eu conheci, assim ela será profundamente lembrada pelos membros da Casa, o staff, e especialmente por mi”.

Também John Bercow acrescentou: “Ela tem um sentido infalível do dever e uma habilidade –que nem ela mesma imagina- de trazer conforto em tempos de tragédia. Além disso, ela de maneira incisiva resolve, quando confrontada, com a perda e a dor que seguiu a morte de nosso querido colega Jo Cox, no ataque terrorista em Westminster Bridge, o qual foi claro para nós. Tanto em celebrações de comemoração e felicidade como de condolências e oração, ela tem a presença tranquilizante que qualquer poderia desejar.”

Hudson-Wilkin sucederá o Revmo. Trevos Willmont, quem se aposenta em maio. Será consagrada em novembro.

__________

1 - Residência oficial dos primeiros ministros do Reino Unido. Tendo em conta que a Igreja de Inglaterra é a igreja do estado, a eleição dos bispos/pas é tratado pelo Comité de Nomeações da Coroa que submete nomes ao Primeiro Ministro (agindo em nome da Coroa) para consideração.

2 - Referendum para tirar o Reino Unido da Comunidade Europeia.

Foto: Kirsty O’Connor/PA
Fonte: The guardian/sexta feira 28 de junho de 2019
Harriet Sherwood CORRESPONDENTE DE RELIGIÃO

@harrietsherwood

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Novidades CEA

Reflexões Nº8 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº8 – Centro de Estudos Anglicanos

ões da Conferência de Lambeth 199

Read More...

Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos

ia Anglicana: Evolução, Diversidad

Read More...

Panfleto: Mistério da fé – Série Liturgia II - Dom Sumiu Takatsu…

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos

de Virgínia(Reátório da Comiss

Read More...

Livro: Herdeiros da Fé…

Livro: Herdeiros da Fé

Herdeiros da Fé Livro do Professor…

Leia Mais > Livro:...

Destaque CEA

IEAB…

IEAB

Conheça o site da IEAB - Igreja Epis…

Leia Mais > IEAB…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014

A seguir publicamos o Calendário de Asse

Leia Mais > Calendário...

Comunhão Anglicana…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB

[+] Acesse aqui as Mudanças Canônicas...…

Leia Mais > Alterações...

Curso em EAD…

Curso em EAD

    Conheça nos Cursos de Formação…

Leia Mais >Curso em...

Últimos Comentários

  • Novo site, novos tempos
    João Maciel João Maciel
    Olá Equipe do CEA, gostaria de parabenizar a todos que estão nesta missão de partilha do conhecimento ...

    Leia mais ...

     
  • Deixe seu Comentário
    Alessandra Alessandra
    Paz e amor elisandrotc@gmail.com

    Leia mais ...

     
  • História do CEA
    manicure manicure
    Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday. It will always ...

    Leia mais ...

© 2013-2017 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e Hospedagem de Sites

Salvar

Salvar