1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Informativo CEA

Trinta anos de uma histórica sagração episcopal feminina

2019 ANG 10 A Bispa Barbara Harris

O lugar de Barbara Harris, a primeira mulher a se tornar bispa na Comunhão Anglicana.

Em 11 de fevereiro de 1989, Barbara Clementine Harris, atualmente com 88 anos de idade, foi sagrada bispa na Igreja de Deus, Santa, Uma, Católica e Apostólica, na Diocese Episcopal de Massachusetts. Ela foi a primeira mulher e, como se não bastasse a primeira mulher negra, a ser ordenada na Igreja Episcopal, e, por isso, na Comunhão Anglicana de todo o mundo.

Naquele dia, ela recebeu até ameaças de morte e inúmeras mensagens obscenas. Barbara Harris realmente incomodaria como mulher — e mulher e negra — numa posição até então protagonizada por homens, em sua maioria, brancos dentro e fora da Comunhão Anglicana. O protagonismo não poderia se perpetuar privativo de uma classe. Aliás, se entendermos que o contexto de todo o assédio de ordem moral por que passou Barbara era dentro de setores paradoxalmente intransigentes do Cristianismo, sim, contraditoriamente na contramão do Movimento de Jesus, compreenderemos a razão de terem encorajado que ela usasse um colete a prova de bala na sua sagração. Ela se recusou. Uma unidade da polícia de Boston foi designada, a pedido do Sínodo, para salvaguardar sua integridade e a própria consagração episcopal.

Ironicamente, bandeiras foram hasteadas a meio mastro na frente de diversos escritórios diocesanos espalhados pela Igreja Episcopal. O ESA, sigla em inglês para o ultraconservador Sínodo Episcopal da América, foi formado em reação imediata a sua sagração. Entretanto, a despeito “da ira dos homens e do gênio do mal”, como canta a letra de um histórico hino protestante (“Sossegai”), o ministério episcopal de Barbara Harris floriu de 1989 até 2003 quando se aposentou, sucedendo-a outra bispa mulher e negra (Gayle Elizabeth Harris). No dia de sua sagração, há trinta anos, disse:

“Certamente eu não desejo ser como mais um dos meninos [nessa função]. Quero poder oferecer os meus dons peculiares como uma mulher negra... uma sensibilidade e uma consciência que extravase para além da opressão."

Após a aposentadoria, ainda assim, serviu como Bispa auxiliar na Diocese de Washington até 2007. E foi em 2010 que veio a sofrer um AVC, tempos depois vindo a se recuperar completamente. No mês de setembro desse mesmo ano, pregou um sermão no tabernáculo histórico em Oak Bluffs, MA. O título do sermão foi: "Não é fácil ser verde".

Das muitas coisas que ela tem dito ao longo de todos esses anos, muitas engraçadas, outras irreverentes, porém a maioria profética é uma citação de Ralph Waldo Emerson que ela gosta de repetir: "o que ficou atrás de nós e o que diante de nós está são questões minúsculas demais se comparado ao que se encontra dentro de nós."

Na ocasião dos históricos trinta anos de sua sagração episcopal nesta semana, a Bispa Barbara Harris, agradecida, escreveu:

“Olho para trás nestas três décadas e permaneço atenta às palavras que o apóstolo Paulo falou no sermão da consagração: “Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias!” (I Coríntios 1.27). Da mesma forma sou imensamente grata ao povo desta grande Diocese por colocar a sua confiança em mim para cumprir o papel e o ofício para os quais fui eleita.

Tem sido uma honra e um privilégio servir e continuar a ser útil, ainda assim por ocasião de minha aposentadoria, quando sou chamada aqui e em outros lugares da Igreja. Aos 88 anos só posso dizer humildemente, obrigada pelas suas contínuas orações e pelo apoio, e obrigada também a Deus."

R. P.
11/02/2019

Créditos: www.episcopaz.blogspot.com  

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Novidades CEA

Panfleto: Mistério da fé – Série Liturgia II - Dom Sumiu Takatsu…

Reflexões Nº8 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº8 – Centro de Estudos Anglicanos

ões da Conferência de Lambeth 199

Read More...

Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos

ia Anglicana: Evolução, Diversidad

Read More...

Reflexões Nº7 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº7 – Centro de Estudos Anglicanos

Comunhão e Compaixão - Lambeth

Read More...

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos

de Virgínia(Reátório da Comiss

Read More...

Destaque CEA

IEAB…

IEAB

Conheça o site da IEAB - Igreja Epis…

Leia Mais > IEAB…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014

A seguir publicamos o Calendário de Asse

Leia Mais > Calendário...

Comunhão Anglicana…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB

[+] Acesse aqui as Mudanças Canônicas...…

Leia Mais > Alterações...

Curso em EAD…

Curso em EAD

    Conheça nos Cursos de Formação…

Leia Mais >Curso em...

Últimos Comentários

  • Novo site, novos tempos
    João Maciel João Maciel
    Olá Equipe do CEA, gostaria de parabenizar a todos que estão nesta missão de partilha do conhecimento ...

    Leia mais ...

     
  • Deixe seu Comentário
    Alessandra Alessandra
    Paz e amor elisandrotc@gmail.com

    Leia mais ...

     
  • História do CEA
    manicure manicure
    Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday. It will always ...

    Leia mais ...

© 2013-2017 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e Hospedagem de Sites

Salvar

Salvar