1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Eventos do CEA

Indaba Área III / Brasília-DF

Todo ser humano é precioso aos olhos de Deus
Diálogos (indabas) sobre famílias e diversidade sexual
Brasília/DF, 10-12 de outubro de 2014

Sob a temática geral de TODO SER HUMANO É PRECIOSO AOS OLHOS DE DEUS, e sob a coordenação do Centro de Estudos Anglicanos (CEA), delegados sinodais e representantes clericais e leigos da Área Sinodal III (Diocese Anglicana da Amazônia, Diocese Anglicana de Recife, Diocese Anglicana de Brasília, e o Distrito Missionário) estiveram reunidos entre os dias 10-12 de outubro de 2014, no Instituto São Boaventura, em Brasília/DF, para continuar dialogando sobre famílias e diversidade sexual. Este seria o segundo dos encontros Indabas que estão sendo realizados neste segundo semestre de 2014.

[+] Confira as fotos do encontro clicando aqui.

Estiveram presentes os bispos diocesanos das três dioceses e as respectivas delegações diocesanas, assim como representantes do Distrito Missionário. Estiveram presentes também, Dom Orlando Santos de Oliveira, bispo emérito e assessor dos Indabas e a Revda. Deã Marinez Bassoto, Custódia do Livro de Oração Comum (LOC) e membro da Comissão Nacional de Liturgia. Como acostumado nos Indabas, a metodologia incluiu vivências devocionais, leitura da Palavra, diálogos, e a mística do Labirinto.

Desta vez a metodologia do Indaba foi modificada começando com um intercambio em grupos sobre as expectativas dos participantes para o encontro. A seguir, o Revdo. Miguel Cox, da Igreja Cristã Episcopal, apresentou dificuldades e aspectos contraditórios, seguida de uma primeira rodada de discussão em grupos. Em um segundo momento, o teólogo luterano Dr. André Musskopf, professor de teologia sistemática na Escola Superior de Teologia (EST), São Leopoldo/RS, apresentou sua proposta na procura de caminhos de inclusão, seguida também de uma segunda rodada de discussão em grupos. Finalmente a Revda. Dra. Lilian Conceição Lira, fez uma abordagem contextual, desde a perspectiva de gênero, sobre famílias e sexualidades, apresentação que também, foi seguida de uma terceira rodada de discussão em grupos. Todas as rodadas de discussão foram coordenadas pelos bispos diocesanos. 

No domingo, após a apresentação da sistematização dos resultados das discussões em grupos, foi celebrada na capela do Instituto São Boaventura, a solene eucaristia de encerramento presidida por Dom Maurício de Andrade, bispo da Diocese Anglicana de Brasília, que de novo acolheu carinhosamente os representantes da Área Sinodal III.

Esta seria outra rica e proveitosa experiência de diálogo e desafios para a missão e testemunho da IEAB, e cujas conclusões serão sistematizadas e somadas às conclusões do Indaba de Curitiba, já realizado, e do último dos Indabas a ser celebrado na Área Sinodal I, em Porto Alegre, em 21-23 de novembro, conclusões que, como acostumado, serão partilhadas com bispos, dioceses e lideranças da IEAB como uma contribuição neste dialogar sobre famílias e diversidade sexual.

Trabalharam como facilitadores do processo o Revdo. Pedro Julio Triana Fernández, representando a Coordenação do CEA, contanto também com a assessoria do bispo emérito Dom Orlando Santos de Oliveira, assim como também da Revda. Deã Marinez Bassoto, que assessorou e colaborou nas liturgias e a espiritualidade do Labirinto.

Resta agora orar para que o Espirito de Deus ilumine e derrame sua luz sobre o próximo e último dos Indabas a ser realizado em Porto Alegre. Assim como também orar para que nossa Comunhão Provincial e nossa Igreja redescubra cada dia sua unidade; para que Deus fortaleza nosso desejo pela verdadeira comunhão entre todas as pessoas, jovens e idosas, pobres e ricas, homens e mulheres, LGBTs, para que entre nós todas as pessoas sejam acolhidas, escutadas, respeitadas e amadas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Novidades CEA

Reflexões Nº8 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº8 – Centro de Estudos Anglicanos

ões da Conferência de Lambeth 199

Read More...

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº9 – Centro de Estudos Anglicanos

de Virgínia(Reátório da Comiss

Read More...

Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº6 – Centro de Estudos Anglicanos

ia Anglicana: Evolução, Diversidad

Read More...

Livro: Herdeiros da Fé…

Livro: Herdeiros da Fé

Herdeiros da Fé Livro do Professor…

Leia Mais > Livro:...

Reflexões Nº7 – Centro de Estudos Anglicanos…

Reflexões Nº7 – Centro de Estudos Anglicanos

Comunhão e Compaixão - Lambeth

Read More...

Destaque CEA

IEAB…

IEAB

Conheça o site da IEAB - Igreja Epis…

Leia Mais > IEAB…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014…

Calendário de Assessorias e Projetos Diocesanos 2014

A seguir publicamos o Calendário de Asse

Leia Mais > Calendário...

Comunhão Anglicana…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB…

Alterações canônicas para a Educação Teológica na IEAB

[+] Acesse aqui as Mudanças Canônicas...…

Leia Mais > Alterações...

Curso em EAD…

Curso em EAD

    Conheça nos Cursos de Formação…

Leia Mais >Curso em...

Últimos Comentários

  • Novo site, novos tempos
    João Maciel João Maciel
    Olá Equipe do CEA, gostaria de parabenizar a todos que estão nesta missão de partilha do conhecimento ...

    Leia mais ...

     
  • Deixe seu Comentário
    Alessandra Alessandra
    Paz e amor elisandrotc@gmail.com

    Leia mais ...

     
  • História do CEA
    manicure manicure
    Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday. It will always ...

    Leia mais ...

© 2013-2017 Centro de Estudo Anglicanos - CEA. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e Hospedagem de Sites

Salvar

Salvar